


– criatividade & empatia –
GABRIELLA ARGENTO é atriz e palhaça com trajetória nacional e internacional. Formou-se pelo Teatro-Escola Célia Helena em 1995 e, desde então, trilhou uma carreira marcada pela pesquisa da comédia física, da máscara do palhaço e do teatro popular, tendo como principais mestres Philippe Gaulier (França), Cristiane Paoli-Quito e Bete Dorgam (Brasil).
Foi a primeira palhaça brasileira a integrar o elenco do Cirque du Soleil, onde permaneceu por uma década. Atuou em três produções da companhia: KÀ (Las Vegas), sob direção de Robert Lepage, com treinamento em acrobacia aérea, salto em rede e airbag; Varekai, em turnê pelas Américas; e Amaluna, com temporadas na Europa e América do Sul.
No Brasil, destacou-se em espetáculos como “A História do Soldado” (dir. Marcelo Romagnoli, Prêmio APCA de Melhor Atriz de Teatro Infantil), O Amor das Três Laranjas (dir. Bete Dorgam, Itaú Cultural), e Mulher ao Mar, solo-show assistido por mais de 6.000 pessoas a bordo do navio Grand Voyager. Atuou também em óperas, espetáculos infantis e experimentações cênicas, como Otelito, Uma Escada para a Lua, Bagun S.A. e La Traviata (como assistente de direção no Theatro São Pedro).
Entre 2000 e 2012, integrou os grupos Doutores da Alegria e Jogando no Quintal, fundamentais para a popularização da palhaçaria no Brasil. Também fez parte do núcleo Ópera de Risco, atuando como atriz, palhaça, preparadora corporal e assistente de direção.
Como arte-educadora, desenvolveu oficinas para públicos diversos: de operários e pacientes psiquiátricos a músicos eruditos, atores, atletas e estudantes. Ministra workshops de Commedia dell’Arte, clown e teatro físico em montagens teatrais, e treinamentos de criatividade e mindset de alta performance em empresas como Votorantim, Itaú, Natura e Siemens.
Desde 2020, está de volta ao Brasil, atuando em projetos que cruzam palhaçaria, performance e formação artística.
Quer saber como ela pode brilhar no seu evento?


